quarta-feira, março 28, 2012

Auto-estima



O que estou sentindo agora? Saudade deste sorriso. Simplesmente o fato de eliminar uns quilinhos e não CONSEGUIR me preocupa muito. Preocupa até muito mais do que gostaria, pois não tenho conseguido manter o controle.
Será que temos tentado de verdade? O que você tenho feito para alcançar o peso desejado? Ah, até tento, mas quando percebo já comi mais do que devia. Muitas vezes comemos compulsivamente para fugir do que sentimos. Nós, blogueiras, sabemos quando comemos demais, não sabemos?

Estamos sempre nos perguntando por que nossa vida está como está, por que não somos amadas como gostaríamos, por que não conseguimos emagrecer, por que não temos o controle diante da comida e muitas outras perguntas que nos atormentam. Como sequer pensamos sobre isso, geralmente fazemos essas mesmas perguntas para outras pessoas, como se elas pudessem saber o que está dentro de nós. Ou seja, tudo aquilo que queremos saber, seja o motivo pelo qual passamos por determinadas situações, seja por que não conseguimos eliminar os quilinhos que temos a mais, podemos encontrar dentro de nós. Nem sempre é fácil reconhecer isso, mas, se sabemos as respostas, por que nos sentimos tão perdidas?

Porque nem sempre nos fazemos as perguntas! Se esperam que sejamos educadas, somos educadas. Se esperam que sempre falemos sim, respondemos afirmativamente. Tudo isso para obtermos, ainda que inconscientemente, atenção, reconhecimento, aprovação, amor. E quando não recebemos, buscamos preencher o vazio com comida...




Quantas vezes comemos tudo que estava no prato, mesmo não aguentando mais, para agradar alguém? Quantas vezes fomos presenteada com um doce por que havia agido como esperavam que agisse? Quantas vezes não ouvimos que se não comesse tudo que estava em seu prato não faria aquele passeio que tanto queria? E quantas frases não ouviu e nem lembramos mais?

Essas frases, mesmo que não sejam lembradas, se tornam crenças e as mantemos como se fossem nossa verdade, nos fazendo muitas vezes acreditar que a comida é uma forma de recompensa ou compensação. Mesmo que não lembre, saiba que está tudo arquivado em seu inconsciente e por isso nem sempre consegue obter o controle diante do doce, da comida. Pelo fato das respostas estarem dentro de nós, se torna importante conversar consigo mesma para identificar o que a faz agir como está agindo. Isso equivale a se questionar e analisar tudo que faz. Você pode pensar que isso dará muito trabalho. É verdade, dará mesmo!

Mas não queremos resultado? Não queremos mudar? Para isso é preciso arregaçar as mangas e acreditar que merecemos e somos acima de tudo capazes de conseguir. Para mudar seu corpo, seu peso, é preciso mudar suas crenças e alguns pensamentos. Só mudará seu corpo e seu peso depois que mudar sua mente.

Quando percebermos estar rodeadas de pensamentos negativos ou que não iremos conseguir, pare imediatamente com esses pensamentos e substitua-os por alguns, ou todos, dos pensamentos abaixo: Comecei a espalhar frases pela casa:



  • Sei que o melhor caminho para começar qualquer mudança é acreditar em mim mesma. Assim, assumo a responsabilidade por tudo que me acontece e assumo o controle de minha vida e minhas atitudes. E sempre que eu duvidar se sou capaz, direi a mim mesma: “consigo tudo aquilo que desejo porque sei que sou capaz”;

  • Pensarei antes de fazer ou falar algo. Não agirei mais de maneira impulsiva como tenho agido, principalmente quando eu for comer;

  • Conversarei muito comigo mesma para identificar meus sentimentos e quando me sentir triste, com raiva, sozinha, escreverei tudo que sinto para organizar minha mente e obter maior controle sobre minha vida;

  • Aprendi a dizer “não” para a comida e “sim” ao peso ideal para mim;


  • Quando eu for comer direi a mim mesma: “terei controle do que eu for comer, pois é assim que alcançarei o peso desejado”;

  • Hoje valorizo tudo que tenho conquistado e agradeço todos os dias tudo que me acontece;


  • Os quilinhos a mais que já consegui eliminar são muito mais importantes dos que ainda faltam;

Todos os dias elevo minha auto-estima em lugar de elevar meu peso!


UM DIA ABENÇOADO.

BJOSSS

MEL

14 comentários:

  1. Oi Mel!!!
    Gostei muito do seu texto, nós bem sabemos que é verdade...Compulsão é algo muito triste, mas em primeiro lugar sempre tem que vir o amor-próprio!

    Menina, que bafon é esse de Europa!!!! Conte-me tudo...Para quais países vc vai?

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Ei menina, é verdade mesmo, muitas vezes como demais por estar chateada, triste aou ansiosa...para mudar o corpo, com certeza épreciso primeiro mudar a cabeça!
    Nos amamos e vamos nos cuidar, porque somos lindas e sempre seremos!

    Boa viagem, c cuide...bjokas

    ResponderExcluir
  3. Auto estima é tudo mesmo...
    desejo ótima viagem p vc, um bj!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o que voce escreveu concordo plenamente temos d mudar primeiro a nossa mente e a relaçao que temos com a comida. Espero que tenha uma boa viagem ;D beijinho grande e bom dia da mulher *

    ResponderExcluir
  5. oi obrigada, ja estou te seguindo tb e te linkando em meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  6. fofis não é vç na fotinho flor,eu conheço essa garota e ela nunca foi gorda e muito menos se chama mel
    podem pesquisar na net o nome dessa garota que aparece nas fotinhos desse blog se chama Lohara Diniz

    ResponderExcluir
  7. Mel, é uma batalha diária, sabemos disso, não podemos relaxar NUNCA!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, vim fazer uma visitinha e virei seguidora. Espero em breve vc no meu Mundo!
    Enorme bjo e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Então boa viagem e aproveite muuuuuuuuuito....E conte td quando voltar. Bjoooo

    ResponderExcluir
  10. Gostei! Isso ae.
    Boa semana e vamos juntas. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Vc é tão linda!
    Confie em vc e bola pra frente!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Qdo estou chateada ou triste.. como de menos..
    e acabo emagrecendo ainda mais..

    Vc nao precisa emagrecer, Mel..
    Ta linda assim..

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Concerteza...Não desita!!!
    beijoss

    www.lamourmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi amiga..eu tbm preciso voltar a ver o sorriso no rosto..na verdadeeeee eu era feliz com 60 e nao sabia ne..
    mas vamos voltar como era antes..pode ter certeza
    firmee e forte sempre
    bjaooo

    ResponderExcluir