quarta-feira, março 28, 2012

Auto-estima



O que estou sentindo agora? Saudade deste sorriso. Simplesmente o fato de eliminar uns quilinhos e não CONSEGUIR me preocupa muito. Preocupa até muito mais do que gostaria, pois não tenho conseguido manter o controle.
Será que temos tentado de verdade? O que você tenho feito para alcançar o peso desejado? Ah, até tento, mas quando percebo já comi mais do que devia. Muitas vezes comemos compulsivamente para fugir do que sentimos. Nós, blogueiras, sabemos quando comemos demais, não sabemos?

Estamos sempre nos perguntando por que nossa vida está como está, por que não somos amadas como gostaríamos, por que não conseguimos emagrecer, por que não temos o controle diante da comida e muitas outras perguntas que nos atormentam. Como sequer pensamos sobre isso, geralmente fazemos essas mesmas perguntas para outras pessoas, como se elas pudessem saber o que está dentro de nós. Ou seja, tudo aquilo que queremos saber, seja o motivo pelo qual passamos por determinadas situações, seja por que não conseguimos eliminar os quilinhos que temos a mais, podemos encontrar dentro de nós. Nem sempre é fácil reconhecer isso, mas, se sabemos as respostas, por que nos sentimos tão perdidas?

Porque nem sempre nos fazemos as perguntas! Se esperam que sejamos educadas, somos educadas. Se esperam que sempre falemos sim, respondemos afirmativamente. Tudo isso para obtermos, ainda que inconscientemente, atenção, reconhecimento, aprovação, amor. E quando não recebemos, buscamos preencher o vazio com comida...




Quantas vezes comemos tudo que estava no prato, mesmo não aguentando mais, para agradar alguém? Quantas vezes fomos presenteada com um doce por que havia agido como esperavam que agisse? Quantas vezes não ouvimos que se não comesse tudo que estava em seu prato não faria aquele passeio que tanto queria? E quantas frases não ouviu e nem lembramos mais?

Essas frases, mesmo que não sejam lembradas, se tornam crenças e as mantemos como se fossem nossa verdade, nos fazendo muitas vezes acreditar que a comida é uma forma de recompensa ou compensação. Mesmo que não lembre, saiba que está tudo arquivado em seu inconsciente e por isso nem sempre consegue obter o controle diante do doce, da comida. Pelo fato das respostas estarem dentro de nós, se torna importante conversar consigo mesma para identificar o que a faz agir como está agindo. Isso equivale a se questionar e analisar tudo que faz. Você pode pensar que isso dará muito trabalho. É verdade, dará mesmo!

Mas não queremos resultado? Não queremos mudar? Para isso é preciso arregaçar as mangas e acreditar que merecemos e somos acima de tudo capazes de conseguir. Para mudar seu corpo, seu peso, é preciso mudar suas crenças e alguns pensamentos. Só mudará seu corpo e seu peso depois que mudar sua mente.

Quando percebermos estar rodeadas de pensamentos negativos ou que não iremos conseguir, pare imediatamente com esses pensamentos e substitua-os por alguns, ou todos, dos pensamentos abaixo: Comecei a espalhar frases pela casa:



  • Sei que o melhor caminho para começar qualquer mudança é acreditar em mim mesma. Assim, assumo a responsabilidade por tudo que me acontece e assumo o controle de minha vida e minhas atitudes. E sempre que eu duvidar se sou capaz, direi a mim mesma: “consigo tudo aquilo que desejo porque sei que sou capaz”;

  • Pensarei antes de fazer ou falar algo. Não agirei mais de maneira impulsiva como tenho agido, principalmente quando eu for comer;

  • Conversarei muito comigo mesma para identificar meus sentimentos e quando me sentir triste, com raiva, sozinha, escreverei tudo que sinto para organizar minha mente e obter maior controle sobre minha vida;

  • Aprendi a dizer “não” para a comida e “sim” ao peso ideal para mim;


  • Quando eu for comer direi a mim mesma: “terei controle do que eu for comer, pois é assim que alcançarei o peso desejado”;

  • Hoje valorizo tudo que tenho conquistado e agradeço todos os dias tudo que me acontece;


  • Os quilinhos a mais que já consegui eliminar são muito mais importantes dos que ainda faltam;

Todos os dias elevo minha auto-estima em lugar de elevar meu peso!


UM DIA ABENÇOADO.

BJOSSS

MEL

quinta-feira, março 22, 2012

Motivação e Determinação




Por que demoramos tanto para agir e mudar o que tanto nos incomoda ?

"Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta."

Acredito que todas nós precisamos de algum tipo de motivação. A nossa luta com a balança, o trabalho, a família, dinheiro, carro, casa, viagem ou até mesmo um romance dependem da motivação. O resultado de sonhos, desejos ou intenções somente é possível porque alguém esteve motivado a fazer alguma coisa. Mas, penso que a motivação anda ao lado da determinação. Você pode escolher chorar ou sorrir, discutir ou dialogar, agir ou ficar parado. Ser magra ou não. Tudo dependerá de sua motivação para realizar algo e sua determinação em busca do que o motiva. Sei que não estou FELIZ com meu corpo e que não adianta NADA lamentar por não ter o mesmo esteriótipo da Sabrina. Também, sei que sou a única responsável pelo meu processo de emagrecimento e, por isso, não adianta minha mãe, meu pai, nem o cachorro nem o papagaio querer que eu alcance meus objetivos, pois EU sou EXCLUSIVAMENTE responsável pela minha felicidade. (= Emagrecer).
Então, vamos parar de desculpas em que nem mesmo NÓS ACREDITAMOS e deixar a preguiça de lado. Deixar estas palavras: “não tenho tempo” extinta do nosso léxico. Vamos definir o que realmente gostamos de fazer, como será a pessoa que gostariamos de ser/estar e vamos de encontro a este OBJETIVO Despertar a chama dessa motivação que está oculta e se nos determinar a encontrar o que realmente tem certeza que nos fará FELIZ. A opção é sempre sua!

Para relaxar, o que não tem preço para você?

terça-feira, março 06, 2012

Diário Alimentar



Bom dia meninas! Dizem que ser humano demora 21 dias para assimilar um novo habito. Se quisermos superar a preguiça de malhar ou eliminar os doces da dieta, devemos prometer a nós mesmos que iremos fazê-lo durante pelo menos três semanas!!! Então começo aqui a cortar os doces e anotar tudoooo no meu diário alimentar em um CADERNO. Percebi que ao anotar numa planilha em excel, acabo fazendo a dieta bunitinha durante a semana e no fds.... Socorro!!!

Minha balança empacou!!!!!! Preciso urgente mudar esta história!
Quanto mais próximo ao peso ideal, mais difícil é o emagrecimento!

Vamos anotar:
- O que comeu/bebeu e a quantidade;
- Os horários;
- Se fez atividade física ou não (caso não escreva o motivo);
- Peso Semanal;
- Os “sentimentos”, ou seja, preocupação, tristeza, ansiedade e assim por diante, desta forma é mais fácil identificar o problema e tentar resolvê-lo.

Anote tudo que for possível, não esconda nada, se possível todos os dias, se não der em um dia, não desanime, volte no dia seguinte, o ideal é escrever logo depois de comer para que você não esqueça nenhum “detalhe”.Ainda dá tempo de comprar ou mesmo aproveitar um caderno/agenda para ser o seu diário alimentar!

bjosss