quarta-feira, novembro 28, 2012

11/42 Fome/Vontade/Desejo de comer


A tarefa 11 do programa Pense Magro nos instiga a diferenciar os três estados da Fome: Fome, Vontade e Desejo incontrolável de comer. "Entre 20 minutos e 3 horas depois de ter feito uma refeição razoável, qualquer urgência de comer novamente será provavelmente devido ao desejo de comer e não à fome".
Nessas horas podemos (devemos) dizer para nós mesmas: "não estou com fome, apenas quero comer mais, porém, não farei isso porque quero emagrecer".
A questão é: Como saber se estamos com fome de verdade?
Para a autora do livro, Judith Beck, precisamos "monitorar a fome" para aprender a identificar os seus sinais, sobretudo o modo como sentimos o estômago (se dói, se está realmente vazio antes de cada refeição) e principalmente, como nos sentimos em relação a isso.
Hoje comentei com uma amiga minha, a Waleska, que eu tenho percebido que o meu corpo está trabalhando com hora marcada para tudo, sério!! Acho que estou entrando nos "eixos".. kkk
Como tenho feito as minhas refeições de 3 em 3 horas, quando está perto do horário de comer eu sinto uma leve fomezinha, não é daquelas fomes avassaladoras como era no começo da RA, agora é uma fome mais consciente de que está próximo o horário de comer, como um sinal. Chega a ser engraçado!

Outra questão é: Como monitorar a fome?
De hora em hora, independentemente do local em que você esteja ou do que estiver fazendo, desde o amanhecer até a hora de dormir, pergunte-se: Eu estou com fome?
Se a sua resposta for afirmativa, preste atenção nas sensações que podem estar ocorrendo em sua boca, garganta ou corpo.
Em seguida, responda as seguintes perguntas:1) Você está sentindo um vazio no estômago, depois de algumas horas da última refeição? Então, provavelmente você está com fome.
2) Seu estômago não está vazio, mas ainda assim você quer comer alguma coisa? Isso provavelmente é vontade de comer.
3) Você está sentindo um forte ímpeto de comer um tipo específico de comida, provocando algumas sensações na boca, na garganta ou no corpo? Então, provavelmente você está tendo um desejo incontrolável de comer.
Depois de completar o exercício, você estará numa posição mais favorável para distinguir entre fome, vontade e desejo incontrolável de comer. Repita-o tantas vezes quantas forem necessárias, até que você não tenha mais dificuldades para diferenciar esses três estados.

Beijinhos meninas!!!

2 comentários:

  1. AMEI esse seu post!
    Aprendi muito!
    Ja estou seguindo seu blog!
    Bjos
    Thalita

    http://www.oprojeto2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Melzinha!
    Essa parte de indentificar a fome ou a vontade de comer, para mim não é difícil... o difícil é resistir a gula e aos desejos de comer! rsrs
    Mas estou melhorando ^_^
    Bjsss

    ResponderExcluir