sexta-feira, janeiro 04, 2013

16/42 ELIMINE A ALIMENTAÇÃO NÃO-PLANEJADA


O sucesso no emagrecimento dependerá apenas de você. Da sua força, determinação e disciplina.

E isso inclui dizer o "Não, obrigada!", para o bolo maravilhoso (porém, calórica) da sua avó, cujo pedaço, vc sabe que vale em calorias, enfim...

É importante manter o seu planejamento alimentar por escrito, para ajudá-la na escolha dos seus alimentos e confrontar os desejos de comer o que não se deve ou, fora de hora.

A VONTADE PASSA, A GORDURA FICA!


Parece que o dialogo que se estabelece em a mente seja mais ou menos assim: Eu quero, muito mesmo, comer isto, mas sei que não devo. Mas eu quero muito mesmo. Eu não deveria, mas gostaria muito. Sei que não esta no meu planejamento alimentar, mas não me importo, vou comer mesmo assim.


Essa argumentação interna pode gerar tensão, deixando-a desconfortável, tanto emocional como fisicamente. Vc vai se sentir atraído pela idéia de aliviar esta tensão, comendo. Uma vez que decide comer, você percebe que seu desconforto diminui imediatamente - antes mesmo do alimento ser alcançado. Vc pode fazer outras coisas para reduzir a tensão envolvida nesse processo. Da mesma forma que decidir comer poder aliviar a tensão, decidir não comer também pode.

Seu planejamento alimentar escrito ira ajuda-lo a tomar decisões antecipadamente - antes de ser confrontado com os desejos e a tensão. Talvez, como em uma festa, ao desejar uma taça de vinho, que não esta incluída no planejamento ou qd uma colega perguntar se quer experimentar o bolo que ela fez. Os estímulos para comer são infinitos, mas a solução e direta: Diga para si mesmo que você não tem escolha. Você tem um plano e ira cumpri-lo - sem se", "e" ou "mas".

Ao dizer firmemente NAO TENHO ESCOLHA, vc minimiza a dificuldade e alivia o desconforto da duvida. Pense em todas as regras com as quais tem que conviver na vida. Você fica em duvida quanto a escovar ou não escovar os dentes? Imagine o aborrecimento que seria ter que se esforçarem todos os dias para se engajar em tarefas tão triviais! Porem, vc não se aborrece porque já tem uma regra: Tenho que escovar meus dentes todos os dias.

E possível estabelecer a regra "não tenho escolha" para outras situações. Eu, por exemplo, criei algumas regras alimentares pessoais. Nem chego a pensar muito nelas; simplesmente as sigo. Não tenho que me esforçar, não entra em conflito, não me sinto em privação e não acabo comendo alimentos que me farão sentir culpa mais tarde.

Você tem um plano e vai seguir esse plano - sem nenhum 'se ‘, sem nenhum "e" e sem nenhum "mas'. Seguir uma regra minimiza desconforto gerado pela indecisão sobre comer ou não comer:

Estas são as minhas regras:

1. Comer uma quantidade substancial de proteínas, vegetais e frutas, em todas as refeições.
2. Não comer alimentos de ma qualidade depois do jantar.
3. Comer apenas vegetais crus enquanto preparo o jantar.
4. Quando comer fora, comer apenas 25% a mais do que, normalmente, como em casa.

8 comentários:

  1. Olá...cheguei aqui por acaso e acho que vou me juntar nessa mudança de hábito! Tenho 76kg e 1,67m estou há 4 meses na academia e embora não tenha perdido peso, perdi medidas e estou me sentindo muito melhor.
    Estarei sempre por aqui.... força, fé e foco pra gente! Bjos

    ResponderExcluir
  2. oi linda vc vai conseguir isto ai bjs e otimo fds

    ResponderExcluir
  3. ótimo post! Emagrecer é uma regra, não tenho escolhas...adoreii Mel!
    Determinação e foco vão te ajudar mesmo a conseguir atingir suas metas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oie sua linda
    tô aqui conhecendo seu lugarzinho
    adorei seu post,é o negocio é esse mesmo
    ter força e saber dizer NÃO apesar da vontade
    ser grande de dizer SIM a balança no fim das contas
    vai sorrir pra gente :)

    ótimo fds beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Renata!!! entrei no seu blog mas nao consigo postar... parece que tem que ter cadastro no wordpress... pediu pra confirmar a senha.... ::(

      Excluir
  5. Muito bom o texto.
    A ansiedade é uma mega vilã mesmo,mas precisamos aprender a controlá-la.
    Recomecei minha luta esse ano.
    Vamos com força!

    ResponderExcluir
  6. Renataaaa não consigo te responder!!!

    ResponderExcluir